Muita história e charme em Natividade/TO

Situada a 200 km de Palmas e com cerca de 9 mil moradores, Natividade é considerada a cidade mais antiga do estado do Tocantins. Confundida por ser uma cidade da região do Jalapão, a cidade de Natividade está localizada na região das Serras Gerais, um outro lado de Tocantins que está se abrindo para o Ecoturismo.

Natividade impressiona com sua beleza, histórias e lendas, além de tudo, seus moradores contribuem para o bem estar dos visitantes com uma receptividade calorosa, um convite para mergulhar na cultura local e experimentar os sabores da região, sabores estes como o biscoito “Amor Perfeito”, desenvolvido e produzido localmente por uma das moradores mais antigas da cidade, a Tia Naninha.

Criada no ciclo do ouro, durante o Brasil colonial, a cidade atua como cenário de grandes produções nacionais e internacionais, dentre elas a novela “O outro lado do Paraíso”, cuja a personagem Mercedes encenada pela atriz Fernanda Montenegro, foi inspirada em uma enigmática personagem da cidade. A chegada de equipes de produção, proporciona uma alavanca ao turismo da região, bem como, a oportunidade dos moradores atuarem como figurantes.
A Trilhas Paulistas visitou a cidade e vivenciou todo este cenário de cultura e afetividade que Natividade proporciona e trouxe várias dicas de passeios para quem quer conhecer de perto esta riqueza cultural.

Trilha das 17 Travessias, Rio da Conceição/TO

A possibilidade de se desafiar e conhecer cenários exuberantes dentro do nosso país, levou a Trilhas Paulistas para uma pequena cidade localizada a cerca de 346 km de Palmas/To, em Serras Gerais, a pacata cidade de Rio da Conceição. Quando chegamos na cidade, sentimos um ar de tranquilidade e poucas pessoas pelas ruas, era um dia comum de uma semana de novembro, não imaginávamos o que iríamos encontrar por trás daquela pequena vila. Percorremos alguns quilômetros de estrada em companhia do guia Hiro, da #SeriemaEcoturismo, parceira da Trilhas Paulistas. Nos surpreendemos com o cenário maravilhoso que nos deparamos ao atravessar uma pequena ponte suspensa de madeira e chegarmos no início da nossa trilha aquática, chamada de Trilha das 17 Travessias. Realmente foi uma experiência inédita para nós e recomendamos para todos que queiram se aventurar. Se você ficou interessado em curtir esta aventura, envie-nos uma mensagem e lhe daremos várias dicas dos passeios da região de Serras Gerais.

Dicas para viajar no exterior com menor de idade

Viajar com crianças para o exterior é simples, porém é difícil encontrar informações, principalmente quando se trata de viajar com uma criança que não é seu filho.

Para iniciar a explicação, é necessário entender que hoje há dois tipos de autorização de viagem internacional que podem estar descritas no passaporte e também a emissão de passaporte sem autorização:

1 – AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL NO PASSAPORTE COMUM, PARA VIAJAR COM UM DOS PAIS

2 – AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL NO PASSAPORTE COMUM, PARA VIAJAR COM UM DOS PAIS ou DESACOMPANHADO

3 – SEM AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM

No caso de filhos, se os dois pais forem embarcar, não há problemas, mesmo se o passaporte estiver sem autorização de viagem (item 3).

Se apenas um dos pais estiver acompanhando a criança, não há problemas se o passaporte da criança tiver as autorizações dos itens 1 e 2, pois ela poderá viajar com apenas um dos pais. Porém se o passaporte da criança não tiver autorização (item 3), o outro pai terá que emitir uma autorização registrada em cartório em duas vias, acompanhando documentos com cópia autenticada provando que o pai ausente autorizou a viagem. Ex: autorização registrada em cartório + cópia autenticada do RG do pai.
Uma das vias será retida na Polícia Federal no embarque para o exterior. No retorno não é necessário apresentar este documento.

Caso a criança não seja seu filho, deverá verificar as autorizações no passaporte.

Se for do item 2, a criança poderá viajar desacompanhada, ou seja, não haverá necessidade de autorizações extras.

Mas se for autorização do item 1 (apenas dos pais) ou item 3 (sem autorização), será necessário que os pais façam a autorização registrada em cartório.

* Um ponto importante é que a autorização possui validade de até 2 anos, caso não seja preenchida a data , ou pode-se deixar em branco, caso queira deixar uma autorização pronta sem data limite.

Orientamos sempre entrar em contato com o consulado do país que estará viajando e também com a cia aérea responsável pelo transporte. Não deixe para última hora, estes detalhes são de extrema importância.

    texto by Gustavo Fukutaki