Situada a 200 km de Palmas e com cerca de 9 mil moradores, Natividade é considerada a cidade mais antiga do estado do Tocantins. Confundida por ser uma cidade da região do Jalapão, a cidade de Natividade está localizada na região das Serras Gerais, um outro lado de Tocantins que está se abrindo para o Ecoturismo.
Natividade impressiona com sua beleza, histórias e lendas, além de tudo, seus moradores contribuem para o bem estar dos visitantes com uma receptividade calorosa, um convite para mergulhar na cultura local e experimentar os sabores da região, sabores estes como o biscoito “Amor Perfeito”, desenvolvido e produzido localmente por uma das moradores mais antigas da cidade, a Tia Naninha.
Criada no ciclo do ouro, durante o Brasil colonial, a cidade atua como cenário de grandes produções nacionais e internacionais, dentre elas a novela “O outro lado do Paraíso”, cuja a personagem Mercedes encenada pela atriz Fernanda Montenegro, foi inspirada em uma enigmática personagem da cidade. A chegada de equipes de produção, proporciona uma alavanca ao turismo da região, bem como, a oportunidade dos moradores atuarem como figurantes.
A Trilhas Paulistas visitou a cidade e vivenciou todo este cenário de cultura e afetividade que Natividade proporciona e trouxe várias dicas de passeios para quem quer conhecer de perto esta riqueza cultural.